Banner Serviços

Farmácia Clínica

Farmácia clínica

 

Farmácia Clínica é uma área da farmácia preocupada com a ciência e prática do uso racional de medicamentos, pela qual o farmacêutico fornece cuidado ao paciente, otimizando a farmacoterapia e promovendo saúde, bem-estar e prevenção de doenças”. Para garantir este princípio, realizamos:

*Análise técnica da prescrição Este processo é realizado de rotina com os pacientes de UTI, críticos e pacientes com polifarmácia (pacientes com mais de 10 medicamentos de uso contínuo) e/ou conforme solicitação médica. Para estes pacientes são analisados: Interação medicamento X medicamento; Interação medicamento X alimento; Incompatibilidades em Y) e alertas sobre medicamentos associados a risco de queda.

*Triagem da prescrição médica: Serviço que contribui para a qualidade da assistência prestada ao paciente, promovendo o uso racional de medicamentos e correlatos. Nesta etapa, o farmacêutico analisa a prescrição médica em relação à dose, via de administração, diluição e aprazamento de horário. Na identificação de não conformidades em relação à prescrição médica, o farmacêutico toma providências cabíveis.

 

*A entrevista para reconciliação medicamentosa é realizada pelo profissional farmacêutico. Esse processo consiste na entrevista no momento da admissão hospitalar para a obtenção e avaliação da lista de medicamentos que o paciente está fazendo uso (domiciliar) atualmente. Esta lista inclui nome do medicamento, dose, frequência de uso e data da última dose. Após obtenção da lista, avalia-se a combinação de medicamentos que o paciente já faz uso em relação aos medicamentos prescritos na internação. O médico prescritor é informado sobre a lista de medicamentos de uso contínuo e verifica a necessidade de conciliar os medicamentos de uso contínuo durante o período de internação.

 

* Planejamento da avaliação da farmacoterapia, para que o paciente utilize de forma segura os medicamentos de que necessita, nas doses, frequência, horários, vias de administração e duração adequados, contribuindo para que o mesmo tenha condições de realizar o tratamento e alcançar os objetivos terapêuticos;

 

*São realizadas intervenções farmacêuticas e emissão de parecer farmacêutico a outros membros da equipe de saúde, com o propósito de auxiliar na seleção, adição, substituição, ajuste ou interrupção da farmacoterapia do paciente;

 

*Fornecimento de informações sobre medicamentos à equipe de saúde;

 

Copyright 2018 - Hospital São Marcos. Todos os direitos reservados.
O Hospital São Marcos e seu Corpo Clínico não realizam nenhuma cobrança por telefone. Isso é Golpe.